Tire Suas Dúvidas - Coaching Psicológico

 O processo de  Coaching é oferecido em “pacotes de sessão”.  No geral, pacotes contendo de 10 a 12  sessões. Este número é variável pois o mais importante é o coachee entender que ele está investindo em um processo inteiro e não em sessões avulsas.

No processo de Coaching Psicológico é de praxe utilizarmos um “contrato de papel”. Trata‐se de uma forma de aumentar o comprometimento do coachee e, desde o início, estabelecer regras claras. De forma resumida, no contrato estabelecem‐se o número de  sessões contratadas, formas de pagamento, políticas de cancelamento de sessão e também, informações sobre o Processo de Coaching.

Cada sessão acontece em torno de 1 hora até 1 hora e 30 minutos, pois neste tempo a sessão pode ser conduzida sem atropelos e com mais profundidade.

Se as sessões ocorrerem semanalmente, durará em torno de 2 meses e meio.   Entretanto, o que se observa é que é comum que as primeiras sessões ocorram com esta regularidade. Entretanto, após três, quatro ou mesmo cinco sessões, muitas vezes observa‐se que ocorre um espaçamento entre elas, já que o coachee acaba necessitando de um tempo maior, às vezes, para implementar algumas ações que foram acordadas com o coach. Portanto, apesar do Coaching ser um processo com início, meio e fim pré‐estabelecidos (no sentido do coachee saber quantas sessões ele investiu e pelo fato de haver uma data previamente estipulada para o alcance do objetivo) as 10 sessões podem representar um processo de Coaching com duração de 6 meses, por exemplo. Assim, esta questão de tempo é muito variável, vai depender do andamento e evolução de cada coachee.

Neste caso, é mais indicado então encerrar o processo, fazendo a devolução do valor referente às sessões não utilizadas. Alguns coachees acabam querendo  a ajuda e o acompanhamento do coach em relação à manutenção de seu objetivo e, assim, o restante das sessões acaba muitas vezes sendo utilizada desta forma. O que não se deve fazer é aproveitar que, por exemplo, ficaram faltando 4 sessões pendentes em relação ao número de sessões contratadas, e ajudar o coachee a atingir um outro objetivo com estas sessões que lhe restam. Isto porque, provavelmente, com este número restante de sessões não será possível oferecer uma ajuda satisfatória ao coachee, podendo com isso atrapalhar a relação entre o coach e coachee, além de comprometer a satisfação do coachee em relação ao seu objetivo anterior, previamente alcançado.

Caso isto ocorra, independente do motivo, é de praxe devolver o valor  referente ao número de sessões não utilizadas.

Tendo atingido ou não seu objetivo, o coachee pode investir em sessões avulsas ou estabelecer um novo contrato com o coach. Ambos devem estar de comum acordo com o formato desta nova contratação.

Fonte: Academia do Psicólogo

Tem outras dúvidas sobre o assunto? Preencha nosso formulário com sua dúvida:

Largo do Machado, 21 – Sala 416 – Catete / RJ

Tel. / WhatsApp: (21) 96828-9858

Contato Rápido

Visitantes:

7903

@Spaço Renata Flores.  Todos os Direitos Reservados.

×
×

Carrinho